sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gereciando figuras com os controles pictureBox e openFileDialog com C#

Veremos somente o básico em gerenciar fotos e figuras com os controles pictureBox e openFileDialog. Estamos usando o Visual C# 2008. O primeiro passo é criar um projeto windows forms e adicionar: Um controle pictureBox e mais seis bunttons como mostra a figura acima. O controle openFileDialog não será necessário colocar no form já que vamos criá-lo em linha de comando.

Dê dois cliques no primeiro botão e acrescente o código:

//Cria um objeto OpenFileDialog
OpenFileDialog openFile1 = new OpenFileDialog();
// Inicializa o OpenFileDialog para procurar arquivos de imagem
openFile1.Filter = " image Files | *.* " ;

// Verifica se o usuário selecionou um arquivo a partir do OpenFileDialog 

if (openFile1.ShowDialog() == System.Windows.Forms.DialogResult.OK)

// Carrega o conteúdo do arquivo em um controle PictureBox.
pictureBox1.Image = System.Drawing.Image.FromFile(openFile1.FileName);

Dê dois cliques no Segundo botão e acrescente o código:

pictureBox1.SizeMode = PictureBoxSizeMode.AutoSize;

Dê dois cliques no terceiro botão e acrescente o código:

pictureBox1.SizeMode = PictureBoxSizeMode.CenterImage;

Dê dois cliques no quarto botão e acrescente o código:

pictureBox1.SizeMode = PictureBoxSizeMode.Normal;

Dê dois cliques no quinto botão e acrescente o código:

pictureBox1.SizeMode = PictureBoxSizeMode.StretchImage;

Dê dois cliques no sexto botão e acrescente o código:

pictureBox1.SizeMode = PictureBoxSizeMode.Zoom;


Para salvar a figura aberta no pictureBox1 basta acrescentar um botão e copiar o código abaixo:



SaveFileDialog saveFile1 = new SaveFileDialog();


Aqui vamos indicar em que tipo de arquivo vai ser salva a figura, para na hora de salvarmos não precisarmos digitar a extensão do arquivo de imagem, no meu caso bitmap.
saveFile1.DefaultExt = ".bmp";



saveFile1.Filter = "image Files | *.*";


Aqui mandamos verificar se o caminho foi aberto caso sim irá salvar a figura

if (saveFile1.ShowDialog() == System.Windows.Forms.DialogResult.OK & &

saveFile1.FileName.Length > 0)

            {
               aqui mandamos salvar a figura que está selecionada no picturebox!
                pictureBox1.Image.Save(saveFile1.FileName);
            }

Depois de compilado o programa você poderá entender qual a função de cada código.


Espero ter ajudado


Se gostou deixe um comentário.

6 comentários:

  1. Rodei vários tutoriais... O seu e o mais objetivo e o único que realmente funcionou... Muito Obrigado (Y)

    ResponderExcluir
  2. Caro Biff, muito ótimo este tutorial, você esta de parabéns, você me ajudou e muito.

    Viu gos taria de saber apos eu escolher a maneira que quero que a imagem apareça em meu sistema ( Trabalho de faculdade ), como faço para salvar a imagem.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu me notifique também, em meu email sua resposta... Obrigado

      Excluir
    2. Olá Cyberlacs valeu pelos parabens é sempre bom ajudar!
      Eu postei a sua resposta no final do artigo como vc pode ver.
      espero que tenha gostado!!

      abc

      E que Jesus se revele a vc!!!

      Excluir
  3. Meu amigo agradeço de coração, por explicar, poxa isso será uma mão na roda hehe. :)

    Irmão pode ter certeza que Ele me alcançou, a parti do momento em que disse que Ele é meu único e legítimo salvador.

    E que em nome do nosso Senhor Jesus, DEUS te abençoe grandiosamente, e seu ministério. Amém :)

    ResponderExcluir
  4. É possível através deste método salvar a imagem.jpg no banco de daos mysql?

    ResponderExcluir

free counters