domingo, 26 de setembro de 2010

EXIBINDO DADOS DE UM BANCO EM TEXTBOX

Bom! Tinha desistido do blog por falta de tempo. Mas como teve gente que me pediu ajuda resolvi aqui em alguns minutos dar um exemplo para iniciantes em como exibir dados do banco numa caixa de textos, ou melhor textBox. Se alguém quizer o projeto todo com os códigos é só me enviar um email pedindo o mesmo. Usei dessa vez o velho conhecido de todos o "Access" como banco de dados, apesar dele ser apenas um gerenciador de planilhas.

A primeira caisa é criar uma tabela em um banco. Eu criei no access. como mostra a figura abaixo! Trabalhar com o access é muito fácil.


Agora vamos criar um form no C# e colocar os seguintes componentes.
Um textBox com o a propriedade name = txtHomem.
Um textBox com o a propriedade name = txtMulher.Um textBox com o a propriedade name = txtPessoa.
Um label com o a propriedade text = Homem.
Um label com o a propriedade text = Mulher. Um label com o a propriedade text = Qtde de Pessoas.
Um Button com o a propriedade text = Contar.

Veja como ficou o form.





Agora vamos criar duas propriedades private, podem ser public. Já que no nosso caso vamos trabalhar somente com um form e uma única classe. Uma dessas strings vai ser responsável por mostrar o caminho do banco para a classe . Logo sua string de conexão não poderá ter o mesmo Data Source que a minha não ser que vc crie o mesmo caminho.

private string strSQLconn = @"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\Dados\enocDB.mdb";
private string strSQL = "";


Agora vamos criar um método do tipo dataTable. Esse método irá armazenar a tabela do banco. Como estamos trabalhando com uma única tabela então usamos apenas um datatable. Se estivessemos trabalhando com muitas tabelas ao mesmo tempo então deveríamos usar um dataSet. Mas não é o nosso caso.

private DataTable contapessoas()
{
OleDbConnection Conn = new OleDbConnection(strSQLconn);
OleDbCommand cmd = Conn.CreateCommand();
cmd.CommandText = strSQL;
OleDbDataAdapter da = new OleDbDataAdapter(cmd);
Conn.Open();
DataTable dt = new DataTable();
da.Fill(dt);
return dt;
}

se cria um único método datatable para não precisar criar mais de um. Sendo assim todos os textBoxs irão utilizar o mesmo método. Por isso estamos criando do tipo dataTable. Poderíamos criar do tipo void mas ai precisaríamos de três métodos. Um para cada textBoxs.

Agora vamos dar dois cliques no botãoe criar os códigos que irão selecionar os dados do dataTable e também fazer o cálculo.

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
//agora é só mudar o camando de sql e executar o método tabpessoa.

strSQL = "Select * From tabPessoa where sexo = 'm'";
txthomem.Text = contapessoas().Rows.Count.ToString();
strSQL = "Select * From tabPessoa where sexo = 'f'";
txtMulher.Text = contapessoas().Rows.Count.ToString();
strSQL = "Select * From tabPessoa";
txtpessoa.Text = contapessoas().Rows.Count.ToString();
}

Pronto agora é só executar os códigos.
Um abraço! Espero que os iniciantes tenham gostado!

Um comentário:

  1. Amigo, boa tarde !

    Estou com a seguinte duvida estou fazendo uma tela de abertura, nessa tela de abertura eu gostaria que aparecesse abaixo o nome da empresa que esta licenceia essa informação eu tenho na minha tabela tb_dadosdaempresa , como faço para automaticamente assim que abrir meu formulário de abertura ele carregue a informação.

    ResponderExcluir

free counters