sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que é uma igreja evangélica?

Hoje há muitas denominações chamadas de igrejas evangélicas. Não poderia citar aqui todas as denominações seria absurdo. Mas podemos dividí-las a grosso modo em em três grupos distintos: As tradicionais as penstecostais e as neo-pentecostais. Mas o que é realmente uma igreja evangélica? Para entendermos isso temos que entender primeiro a igreja Católica. A igreja Católica tem uma altoridade máxima que é a tradição. Se a Bíblia fala algo, mas a tradição da igreja diz outra coisa contrária, não há nenhumm conflito para o catolicismo, pois já se tem a premissa de que a tradição fala mais alto. Com a igreja Evangélica acontece exatamente o contrário. Pelo menos era assim pra acontecer. Quando o padre Martinho Lutero fez a Reforma Protestante firmou o dogma "sola Fide, sola Gratia, sola Ecriptura". (só a Fé, só a Graça, só a Escritura). Isto porque a Bíblia afirmava que a salvação era obtida somente pela Fé em Cristo com Graça de Deus. Pois a tradição do catolicismo afirmava que a salvação era obtida pelas obras a favor dos homens e sarifícios feitos em prol de Deus. Com isso entendemos que uma igreja Evangélica = Igreja que pratica e tem o Evangelho de Cristo como regra de fé e prática.
Para uma igreja ser evangélica tem que ter a Bíblia como regra de fé e prática. Agora chegamos num problema. Muitas igrejas se dizem evangélicas mas não são. Muitas igrejas se dizem estar portando a verdade mas não portam. Fiz uma lista de algumas igrejas e algumas de suas heresias contrárias a Bíblia.

Universal do Reino de Deus: -> prega a teologia da prosperidade (comércio com Deus)
Igreja da Graça do RRSoares -> prega a teologia da prosperidade.
Igreja Testemunha de Jeová -> Prega que Jesus é inferior ao Pai e que o Espírito Santo não existe.
Igreja Cristã do Brasil -> Rejeita outras denominações, os membros não dão o dízimo.
Igreja Adventista do sétimo dia -> idolatra o vegetarianísmo e idolatra o Sábado.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja Mormon) -> Não tem nada de Cristã. Heresia total. Apesar de usar versíclos bíblicos pra enganar.
Igreja Católica -> Idolatra Maria e santos, afirma que a salvação é obtida por obras, defende a infalibilidade papal e outras.
Igrejas neo-pentecostais em geral -> Não tem compromisso com a Palavra de Deus.

Bem agora você sabe que não deve cair nas armadilhas dessas igrejas.

Um comentário:

free counters